ENESUN

PAINEL SOLAR

Instalação de sistema solar em telhados triplica no Brasil em 2019

 

A instalação de sistemas de produção de energia pela luz do sol nos telhados brasileiros triplicou em 2019 em relação ao ano anterior segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Enquanto, em 2018, foram acrescidas 30 mil instalações nas próprias unidades consumidoras, do sistema elétrico brasileiro, em 2019 esse número chegou a 95,3mil. Com esses novos equipamentos, hoje no país funcionam 145,3 mil estruturas que produzem a própria energia por meio da GD (Geração Distribuída) fotovoltaica. (FolhaUOL).

Geração solar no Ceará cresce mais de 200% nos últimos 12 meses

No segmento de geração distribuída, modalidade na qual a produção de energia se dá nas próprias unidades consumidoras, seja residencial ou comercial, o crescimento é notável. Apenas em 2019, de janeiro a outubro, a potência instalada de geração distribuída cresceu 118%, passando de 588 MW para os atuais 1,283 GW. O Ceará, com 49,8 MW de potência instalada, ocupa a primeira posição no Nordeste e a nona no Brasil.”(DiárioNE)

Governo Federal e Congresso Nacional fecham questão em favor da energia solar fotovoltaica

.

São Paulo, 6 de janeiro de 2020 – O anúncio nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, com o apoio dos líderes do Congresso Nacional, em favor da energia solar no País, com a criação de um Projeto de Lei (PL), reflete uma união surpreendente entre os poderes Executivo e Legislativo pelo desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no Brasil.

O próprio presidente Bolsonaro afirmou ontem (domingo) que o PL é fruto de uma articulação entre o Executivo e o Legislativo, com o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Em uma das postagens, Jair Bolsonaro disse que “o presidente da Câmara colocará em votação Projeto de Lei, em regime de urgência, proibindo a taxação da energia gerada por radiação solar. O mesmo fará o presidente do Senado. Caso encerrad.”(PortalSolar)