PAINEL SOLAR

Energia Solar dobra no 1º semestre de 2020

Nos primeiros seis meses deste ano, a energia fotovoltaica em prédios comerciais, lojas e empresas atingiu 411 MW de potência, uma alta de 106% frente aos 199 MW de janeiro a junho de 2019.

“Esse crescimento mostra a confirmação de que o setor de GD (geração distribuída) fotovoltaica está em plena expansão ainda. Podemos dizer que é um segmento que tem característica de crescimento exponencial. Mesmo em uma situação de crise econômica, de incertezas, em que vários setores da economia estagnaram, o mercado de GD mostrou um aumento significativo em relação ao ano anterior”, destacou Bárbara Rubim, vice-presidente de GD da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). (Absolar).

Aumento para transmissão vai afetar tarifa de energia

Após os desdobramentos da linha de apoio emergencial ao setor elétrico, de R$ 14,8 bilhões, e em meio à agenda de desoneração tarifária em curso pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a autarquia terá uma tarefa inglória nesta semana. A diretoria do órgão regulador vai deliberar sobre a proposta de aumento da ordem de 27%, ou cerca de R$ 6 bilhões, da receita dos ativos de transmissão de energia do país para o ciclo 2020-2021. A medida tem efeito médio previsto de 3,92% para o consumidor. (Abdib).

O uso de energia solar é a alternativa para a produção rural

.

Gerar a própria energia elétrica é uma opção para baratear os custos de produção na área rural, em especial para as atividades pecuárias, como aves, suinos, leite e peixes. E essa energia pode vir do sol, com o uso do sistema de energia solar, que capta os raios solares por meio de placas fotovoltaicas e transforma em energia elétrica, e pode ser usada em todos os equipamentos elétricos da propriedade. (AquiAgora).