CONTEÚDO SOLAR

SolarSharc pode permitir que os painéis solares estejam sempre limpos

Os sistemas solares fotovoltaicos são perfeitos para a produção de energia limpa, no entanto isso não evita que os painéis solares acumulem sujidade e partículas de pó, água e areia. Isto provoca uma redução da luminosidade que incide nas células solares fotovoltaicas, tendo como consequência a diminuição da produção de energia, que em alguns casos e segundo alguns estudos, a redução da produção de energia pode ser na ordem dos 50%. Quer saber como economizar até 95% da sua conta de luz? Clique no link: Sua proposta sem compromisso.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA AVANÇA EM ÁREAS RURAIS BRASILEIRAS

A energia solar fotovoltaica permite que casas, prédios e empresas produzam a própria energia. Mas o campo agora também percebeu que esta tecnologia pode agregar muito valor a sua produção, além de reduzir a tarifa de energia elétrica.

Hoje no Brasil, 747 consumidores rurais são cadastrados no sistema como produtores de energialimpa a partir do sol, que representa 12,2 Megawatts de energia distribuída, que é 5,4% de toda a potência instalada no país. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Quer saber como economizar até 95% da sua conta de luz? Clique no link: Sua proposta sem compromisso.

Outras reportagens sobre o mesmo assunto: CanalBioEnergia, Uol, Globo.

Vantagens do Micro Inversor em relação ao Inversor String

O principal diferencial do Micro Inversor, é o fato de não existir ligação em série de painéis solares.

Desta forma, possibilita que cada painel trabalhe com toda a sua potência, independente dos outros presentes no mesmo arranjo. Permite também o monitoramento individualizado, trazendo controle e agilidade para investigar qualquer situação sem necessidade de intervenção da equipe técnica no local. Esses enormes benefícios ao seu sistema, se traduzem em melhores retornos financeiros ao seu investimento.

1. Por demandar uma quantidade tão baixa de energia elétrica para inicialização, um sistema com Micro Inversores normalmente começa a produzir mais cedo e desligar mais tarde todos os dias.

2. Com micro inversores, o monitoramento de cada painel solar é feito individualmente. Se seu sistema funciona com um inversor “de parede”, não há como saber se um painel está funcionando a não ser que seja testado fisicamente no telhado, e se um painel não estiver funcionando, e isso estiver coberto pela garantia, seu sistema será desligado até que o problema seja corrigido.

3. Se você tiver um inversor String (“de parede”), a potência de saída do sistema estará sempre no mesmo nível do painel mais degradado. No sistema com micro inversores, como os painéis solares são tratados individualmente pelo sistema, a baixa produção de um painel solar não irá afetar a produção dos demais. Com isso, consegue-se tem uma maior geração com este tipo de sistema.

4. Os sistemas de micro inversores são modulares e expansíveis, limitados apenas ao seu espaço no telhado. Pode-se instalar tantos painéis adicionais quanto seja necessário, e não precisamos combinar os painéis com o arranjo existente. Isso permite a você aproveitar todos os ganhos de tecnologia nos próximos anos.
Com um inversor “de parede”, você precisa combinar o tamanho do inversor com o arranjo dos painéis para garantir alto desempenho. Isso significa que a adição de painéis normalmente exige que o inversor seja substituído. A outra limitação deste tipo de tecnologia é que precisamos combinar lotes de painéis para adicionar painéis a um arranjo.